noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Mundo

Líder supremo do Irã critica táticas de ‘intimidação’ após ameaças de Trump

O presidente americano disse que os EUA irão atacar o Irã ‘militarmente’ se o país não negociar seu programa nuclear e contou que havia enviado uma carta ao aiatolá Ali Khamenei

Publicada em 08/03/25 às 17:33h - 28 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Líder supremo do Irã critica táticas de ‘intimidação’ após ameaças de Trump  Compartilhar a noticia Líder supremo do Irã critica táticas de ‘intimidação’ após ameaças de Trump  Compartilhar a noticia Líder supremo do Irã critica táticas de ‘intimidação’ após ameaças de Trump

Link da Notícia:

Líder supremo do Irã critica táticas de ‘intimidação’ após ameaças de Trump
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, denunciou neste sábado (8) uma política de “intimidação” dos Estados Unidos, depois que o presidente americano, Donald Trump, ameaçou atacar o Irã “militarmente” se o país não negociar seu programa nuclear.

“Escrevi uma carta para eles dizendo que espero que negociem, porque se tivermos que atacar militarmente, será algo terrível para eles”, disse o presidente dos EUA em um trecho de entrevista no canal Fox Business transmitido na sexta-feira.

00:18/03:01
Truvid

Mas o chefe da diplomacia do Irã, Abbas Araghchi, disse neste sábado que Teerã ainda não havia recebido nada. “Ouvimos falar sobre isso, mas ainda não recebemos nada”, respondeu a uma pergunta de um jornalista da televisão estatal. “Alguns governos insistem na intimidação para obter negociações”, disse Khamenei em um discurso, sem mencionar Trump diretamente.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Para eles, as negociações não são uma forma de resolver problemas, mas sim de dominá-los, e eles querem impor sua vontade ao outro lado por meio das negociações”, acrescentou a máxima autoridade estatal durante um discurso às autoridades por ocasião do Ramadã.

O presidente Massud Pezeshkian, que é a favor de negociações com os países ocidentais para obter o levantamento das sanções e reanimar a economia iraniana, estava presente. Khamenei, no poder desde 1989, não mencionou a carta supostamente enviada por Trump.

Em 2018, o presidente dos EUA retirou-se unilateralmente de um acordo nuclear internacional que seu país havia assinado com o Irã três anos antes. O texto previa o levantamento de algumas sanções contra Teerã em troca do controle sobre as atividades nucleares do Irã.

França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia estão todos vinculados a este acordo, que agora está moribundo. Em retaliação à retirada dos EUA, o Irã gradualmente se distanciou de seus compromissos e acelerou suas atividades nucleares. Teerã defende o direito de usar a energia nuclear para fins civis, especialmente para energia, mas diz que não quer adquirir armas nucleares.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99951 6976

Copyright (c) 2025 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!