noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Política

PSDB aprova fusão com Podemos e tenta retomar protagonismo político

Os dois partidos ainda precisam confirmar a união em convenções próprias; proposta de fusão inclui a elaboração de um novo estatuto e a preservação dos nomes das legendas

Publicada em 30/04/25 às 07:29h - 11 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia PSDB aprova fusão com Podemos e tenta retomar protagonismo político  Compartilhar a noticia PSDB aprova fusão com Podemos e tenta retomar protagonismo político  Compartilhar a noticia PSDB aprova fusão com Podemos e tenta retomar protagonismo político

Link da Notícia:

PSDB aprova fusão com Podemos e tenta retomar protagonismo político
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

A executiva nacional do PSDB decidiu, de forma unânime, pela fusão com o Podemos, um movimento que ainda precisa ser confirmado em convenções dos dois partidos — a dos tucanos está agendada para o dia 5 de junho. O objetivo dessa união, segundo o tucanato, é estabelecer uma “alternativa democrática” que se distancie dos extremos políticos, criando um novo estatuto que una as propostas de ambas as siglas. O PSDB busca, assim, recuperar sua relevância no cenário político, que tem diminuído desde 2018.

A proposta de fusão inclui a elaboração de um novo estatuto e a preservação dos nomes dos partidos, com a intenção de que a nova legenda seja identificada como PSDB-Podemos. Renata Abreu, presidente do Podemos, enfatizou que essa aliança representa uma união de forças em prol do interesse público, destacando a importância de trabalhar em conjunto.

Desde as eleições de 2018, o PSDB tem enfrentado desafios significativos, especialmente após a candidatura de Geraldo Alckmin, que obteve apenas 4,76% dos votos naquele pleito. Hoje ele está no PSB e ocupa a Vice-Presidência da República, após uma inesperada aliança com Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. O partido também sofreu perdas em prefeituras nas eleições de 2020 e não conseguiu eleger prefeitos em capitais nas eleições de 2024, o que acentuou a necessidade de uma nova estratégia.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Antes de decidir pela fusão com o Podemos, o PSDB considerou a possibilidade de se unir ao PSD e ao MDB. No entanto, essa alternativa gerou divisões internas e levantou preocupações sobre a possível perda de influência, levando a executiva a optar pela aliança com o Podemos — uma legenda menor que as outras duas — como uma solução mais viável para revitalizar sua atuação política.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99951 6976

Copyright (c) 2025 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!